Você já se informou sobre as diferenças do câncer mamário hereditário e esporádico?
▫️ Chamamos de câncer de mama esporádico quando a doença acontece de forma aleatória, quando a mutação ocorrida nas células se dá através de alterações adquiridas no decorrer da vida. O câncer mamário esporádico ocorre de forma mais tardia do que o hereditário. Estima-se que a maioria dos cânceres de mama são os que acontecem de forma esporádica.
▫️ Sendo assim, o câncer de mama hereditário é a exceção, representando apenas 5% a 20% dos cânceres de mama. O câncer de mama hereditário acontece por conta de uma alteração genética nos genes BRCA1 ou BRCA2 que é transmitida de geração em geração e pode ser passada tanto da família materna quanto da paterna e necessita de um exame genético para que se saiba com certeza se a mutação genética é hereditária ou não. Mas antes do exame genético, é importante perceber alguns fatores que ajudarão o mastologista responsável a determinar se uma família é de risco ou não. Alguns deles são:
• Familiar que teve câncer com uma idade muito precoce (abaixo dos 45 anos);
• Familiar que teve câncer nas duas mamas;
• Se algum homem na família teve câncer de mama;
• Se alguma mulher teve câncer de ovário;
• O número de pessoas da família que já teve o câncer de mama.
▫️ Se você tem um ou mais familiares que já teve câncer de mama não significa que você necessariamente faz parte de uma família de risco e, mesmo que você faça parte de uma família de risco, não quer dizer que você tem a susceptibilidade genética. Ou seja, não quer dizer com certeza que você desenvolverá a doença. E se não há nenhum caso na família e não é de uma família de risco, infelizmente não pôde-se assegurar que o indivíduo não será acometido pelo câncer de mama, visto que a maioria deles acontece de forma esporádica e aleatória.
▫️ É por isso que sendo ou não de uma família de risco precisamos sempre nos PREVINIR primária e secundariamente.
▫️ A NOS/Estética (@nos.estetica) acredita que a informação é um dos meios para se combater o câncer de mama. Neste Outubro Rosa e em todo o ano: Informe-se, previna-se, cuide-se.
.
.
.
6 d
Comments