Você sabia que, além das prevenções primária e secundária, algumas cirurgias são também consideradas um método de prevenção?
▫️A salpingooforectomia bilateral (retirada das trompas e dos ovários) e a mastectomia redutora de risco bilateral (retirada das mamas) são as duas cirurgias indicadas para reduzir o risco de câncer mamário.
▫️Mas será que todo mundo pode fazer? Na verdade, não.
▫️As cirurgias preventivas são indicadas em casos excepcionais: mulheres com alto risco de desenvolver o câncer de mama. As pessoas com que têm alto risco para desenvolver câncer de mama são pessoas que fazem parte de famílias de risco, aquelas famílias que possuem a mutação genética comprovada para o desenvolvimento de câncer de mama. A alteração genética mais comum é nos genes BRCA1 e BRCA2.
▫️Algumas análises realizadas pela Sociedade Brasileira de Mastologia (Regional do Piauí) evidenciaram que a mastectomia redutora de risco pode reduzir o risco de desenvolver câncer de mama em cerca de 90% em pacientes que possuem as alterações genéticas nos genes BRCA1 e BRCA2.
▫️Como é difícil de descobrir precocemente o câncer de ovário, a salpingooforectomia é o método indicado. Essa cirurgia pode reduzir o risco de desenvolver câncer de ovário em até 80% e pode reduzir o risco de desenvolver câncer de mama em até 56% e 43% para pacientes que possuem a mutação genética nos genes BRCA1 e BRCA2, respectivamente.
▫️Mas a indicação de ambas as cirurgias devem ser feitas levando em conta o histórico familiar e a paciente em questão individualmente. É importante discutir com o médico mastologista os riscos de cada cirurgia, sejam eles os imediatos ou tardios. É extremamente importante que a paciente possa conhecer a fundo o que cada uma dessas cirurgias representará em sua vida, por isso, antes de tomar tal decisão, converse com seu médico.
▫️A NOS/Estética (@nos.estetica) acredita que a informação é um dos meios para se combater o câncer de mama. Neste Outubro Rosa e em todo o ano: Informe-se, previna-se, cuide-se.
.
.
.
Comentários