▫️ Nesse Outubro Rosa, a NOS/Estética está em campanha de conscientização sobre a importância de se informar sobre o câncer mamário. E uma das formas de prevenção ao câncer de mama é o autoconhecimento.
▫️ Você provavelmente já ouviu falar sobre o autoexame, certo? O autoexame é uma prática que era recomendada pelo Ministério da Saúde (@minsaude) às mulheres também como forma de prevenção. Mas estudos mostraram que a recomendação do autoexame não era suficiente porque exames periódicos podem ser ineficazes se a mulher não souber como o seu corpo e suas mamas são no dia a dia e porque não é sobre as mulheres que deve recair a responsabilidade de se examinar e se diagnosticar. Cabe às mulheres procurar ajuda profissional para que esse diagnóstico seja feito.
▫️ É preciso se conhecer para perceber se há algo de errado ou não. O Ministério da Saúde (@minsaude) e os mastologistas em geral recomendam que as mulheres pratiquem o autoconhecimento.
▫️ E como podemos praticar o autoconhecimento?
▫️ O autoconhecimento é a prática diária de olhar-se no espelho e perceber o seu corpo, de observar as suas mamas, de tocar as mamas, as axilas, o pescoço, o colo. E essa prática deve ser feita todos os dias. É preciso entender cada detalhe para que se algo de diferente aparecer, você possa detectar e procurar ajuda profissional.
▫️ O autoconhecimento é uma estratégia da prevenção secundária ao câncer mama. A prevenção secundária busca o diagnóstico precoce da doença e é fundamental porque o risco de mortalidade decorrente do câncer mamário pode diminuir em até 30% quando o câncer é descoberto na fase inicial.
▫️Pratique o autoconhecimento. Observe o seu corpo e suas mamas. Se conheça e se previna.
▫️A NOS/Estética (@nos.estetica) acredita que a informação é um dos meios para se combater o câncer de mama. Neste Outubro Rosa e em todo o ano: Informe-se, previna-se, cuide-se.
.
.
.
.
.
.
Fontes: INCA - inca.gov.br
Ministério da Saúde (@minsaude)
Sociedade Brasileira de Mastologia (@sbmastologia
Comments